A evolução do biquíni em seus 70 anos


brigitte bardot

No ano passado o nosso querido biquíni completou 70 anos. O traje que transformou o comportamento da mulher seguiu acompanhando a evolução da moda, as mudanças de paradigmas e conquistas femininas.

A peça surgiu definitivamente em 1946, pelo estilista Louis Réard. A identidade que já vinha sendo adaptada desde 1930, quando o maiô foi dividido em duas partes, se consolidou com a coleção de trajes em duas peças bem ousadas que causaram grande polêmica por mostrar o umbigo da mulher.

O traje foi usado pela primeira vez em uma piscina pública de Paris e só seguiu para o Brasil no final dos anos 50. Nesse período, ícones como Marilyn Monroe e Brigitte Bardot já posavam de biquínis, exibindo suas curvas.

Até esse período, as partes de baixo ainda eram significativamente grandes. Foi aqui no Brasil, no inicio dos anos 70 que a famosa tanga foi lançada, para revolucionar o mercado da moda praia. A partir daí, modelos ainda mais ousados foram surgindo, como o asa delta e o menor de todos: o fio dental.

Ao fim dos anos 90, a moda praia já havia conquistado seu espaço no mundo fashion, e já contava com um arsenal completo, como saídas de praia, acessórios como bolsas, sandálias, óculos, chapéus e cangas.

O Brasil se tornou então o maior produtor e consumidor de biquínis. Atualmente o biquíni brasileiro é reconhecido internacionalmente por sua diversidade de modelos criativos e de alta qualidade, que são reinventados a cada nova temporada.

É comum, porém, ver o retorno de tendências que já dominaram as areias algumas décadas atrás. Assim como as hot pants tiveram seu espaço antes dos anos 50, pudemos ver o retorno dele nesse último ano e que agora abre espaço para a volta dos modelos mais cavados.

     

Celebrando 70 anos, os biquínis passaram por grande evolução para se tornar peças que representam a feminilidade e diferentes personalidades em seus modelos. Assim se integraram fortemente ao mundo da moda, com a conquista das passarelas e inovações sempre muito desejadas pelas fashionistas e amantes do verão.

Previous A melhor praia do mundo é brasileira
Next O modelo cortininha é um clássico